>> 40 IDEIAS PARA CAXIAS

40 IDEIAS PARA CAXIAS

Caxias do Sul, que já figurou entre as melhores cidades do Brasil, hoje vem passando por momentos difíceis. Promover ações concretas, que mobilizem a cidade, superando as desigualdades sociais e fomentando o desenvolvimento econômico de nosso município, é nosso principal objetivo. Nesse sentido, o PSB de Caxias do Sul disponibiliza esta plataforma para colher e armazenar propostas, que servirão como base para a construção do documento “40 Ideias para Caxias”, onde serão compiladas as melhores e mais viáveis sugestões.

EIXO 1

Desenvolvimento Social

1.1 EDUCAÇÃO
O município que investe na educação e prioriza o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é capaz de construir um sistema educacional eficaz. Um sistema educacional que identifique os casos de sucesso no Brasil, que não são poucos, e seja capaz de extrair o princípio que está por trás deste sucesso. Não podemos admitir municípios gastando o mesmo com educação e obtendo resultados extremamente diferentes. 

1.2 SAÚDE

É importante orgulhar-se do SUS e despertar na população o sentimento de pertencimento por esse empreendimento humano. É nosso dever propor medidas para seu aperfeiçoamento é a garantia do direito à saúde pública gratuita e de qualidade.

1.3 SEGURANÇA E PROTEÇÃO

Os autos índices de criminalidade e violência, fazem com que a segurança pública seja uma das principais preocupações de todo cidadão. Novas estratégias para a redução da violência e promoção da segurança devem possuir a proteção dos direitos humanos como valor fundamental.

1.5 CULTURA

Para quem defende a economia criativa como um eixo estratégico de desenvolvimento, é fundamental fortalecer as cadeias produtivas culturais integrantes desta economia, valorizando o patrimônio histórico municipal, resgatando o caráter comunitário da Festa da Uva e estimulando os empreendimentos criativos nas áreas da música, audiovisual, literatura, artesanato, entretenimento, propaganda, moda, arquitetura e gastronomia.

1.6 ESPORTE E LAZER

O esporte e o lazer devem ser vistos como ferramentas de transformação e inclusão social. Além de todos os benefícios para a saúde também possuem um grande papel na formação do cidadão e da sociedade. O esporte é capaz de transmitir valores éticos e fomentar a socialização e a educação.

1.7 HABITAÇÃO

Um dos maiores desafios enfrentados pelas últimas administrações municipais diz respeito a regularização fundiária de inúmeros loteamentos irregulares já consolidados em nossa cidade. A falta de regularização muitas vezes impede a oferta de serviços básicos.

1.4 PROMOÇÃO SOCIAL

Desde a criação do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS), em 2005, muitos municípios ainda não foram capazes de estabelecer oficialmente a assistência social como uma política pública de direito. Em Caxias do Sul a rede de assistência social é estabelecida e presta um serviço de reconhecida qualidade. Manter e ampliar estes atributos dependem de comprometimento e esforço.

EIXO 2

Desenvolvimento Econômico

2.1 INDUSTRIA E SERVIÇOS

Desburocratizar processos e manter o diálogo constante com as entidades que congregam o empresariado da indústria, comércio e serviços, é o primeiro passo a ser dado na retomada do crescimento. A criação de estímulos para empreendimentos que desejam se instalar e os já instalados no município, são assuntos que devem estar constantemente em pauta.

2.2 AGRICULTURA

Valorizar a agricultura familiar, a qual representa a maior parte da produção de nossa região, é medida essencial para o futuro da sociedade. Estimular a permanência do jovem no campo, por meio do fomento ao ensino agrícola e a melhoria da infraestrutura no interior, também se faz necessário. Criar meios capazes de contemplar estas carências deve ser preocupação permanente das próximas administrações municipais.

2.4 ECONOMIA CRIATIVA

A economia criativa é a expressão geral capaz de definir as modernas relações econômicas e sociais da chamada “Era do Conhecimento”. A inovação é o seu motor, e o design de produtos e processos a sua ferramenta principal. Em tempos de dificuldades econômicas, a economia criativa se mostra como uma importante fonte de renda e geração de empregos.

2.5 TRABALHO E EMPREGO

A retomada do desenvolvimento econômico passa obrigatoriamente pela criação de novos postos de trabalho. Estimular o fortalecimento da indústria, do comércio, dos serviços, do turismo e o desenvolvimento de modelos de economia criativa, são medidas fundamentais que contribuem para a criação destas novas funções.

2.3 TURISMO

Temos bons exemplos de municípios vizinhos que sabem valorizar com maestria suas atrações turísticas. Caxias do Sul também é uma cidade turisticamente rica, no entanto não consegue beneficiar-se devidamente desta característica, que inclusive poderia ser parte fundamental da matriz econômica do município. Precisamos nos reinventar, sem perder nossas origens e negar o patrimônio histórico de nossa cidade.

EIXO 3

Infraestrutura

3.1 SANEAMENTO

Dados do Instituto Trata Brasil (2018) mostram que Caxias do Sul ocupa a 37º posição no ranking das 100 melhores cidades em questões de saneamento básico do país. Em nível estadual ficamos atrás apenas de Porto Alegre. Seguir propondo ações voltadas à sustentação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, incentivando o consumo consciente de água e o fortalecimento do SAMAE e da CODECA são questões fundamentais.

3.2 OBRAS E MOBILIDADE URBANA

Debater de forma ampla e estabelecer as principais diretrizes para investimentos de obras de infraestrutura prioritárias em curto, médio e longo prazo além de priorizar diferentes modais de transporte, elaborar e colocar em prática o Plano Municipal de Mobilidade.

EIXO 4

Transparência

4 TRANSPARÊNCIA

O incentivo à transparência pública ganhou força com a criação da Lei do Acesso à Informação (LAI), em 2011. A publicidade dos atos e informações das gestões municipais foram ampliadas e facilitadas, já que o Poder Executivo passou a publicar dados de forma mais clara e organizada em portais on-line, acessíveis a qualquer cidadão. No entanto ainda existem muito o que se avançar nesta questão. Ao ter livre acesso aos processos que norteiam a gestão, a sociedade tende a ser mais participativa, auxiliando na formulação de propostas consistentes e eficazes.

Deixe aqui sua proposta

Fale conosco!

R. Alfredo Chaves, 1323 | Exposição | Caxias do Sul | RS
telefone: (54) 3218-1600 | email: psbcaxias@psbcaxias.com.br

CNPJ: 02.442.322/0001-16

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now