top of page
  • Foto do escritorPSB Caxias

Bancada do PSB quer obrigar Secretaria de Educação apresentar metas no inicio de cada ano letivo

Projeto de lei protocolado nesta quinta-feira (25) determina que o titular da pasta deverá divulgar anualmente, por intermédio da Câmara Municipal, planos de ações para o sistema educacional do município


Os vereadores Alberto Meneguzzi, Edicarlos e Elói Frizzo assinaram na manhã desta quinta-feira (25) o projeto de lei que obriga a Secretaria Municipal de Educação a apresentar anualmente na Câmara de Vereadores, o plano de metas da educação público no início de cada ano legislativo. De acordo com o texto a presença do Secretário deverá ocorrer sempre na semana que marcar a abertura do ano legislativo.


Na exposição de motivos os autores destacam que a Secretaria de Educação precisa se comprometer em identificar e resolver os problemas educacionais do município, dando maior atenção à qualidade do ensino do que ao gerenciamento do sistema escolar. "Precisamos de secretários que possuam projetos, planos, metas e que apresentem isso de forma clara para a sociedade, que mostre a realidade da pasta, e o que será feito até o final da gestão para que os índices que balizam a qualidade do ensino sejam positivos", reiterou Elói Frizzo, líder da Bancada do PSB.


De acordo com dados de 2017 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estudo criado para medir a qualidade do aprendizado, Caxias do Sul está acima da média estadual, no entanto o município se manteve no mesmo patamar da avaliação aplicada em 2015, não atingindo as metas propostas pelo Ministério da Educação.


"O Ideb nos mostra diversos municípios brasileiros, muitos deles extremamente pobres, que possuem uma educação de excelência, com níveis educacionais comparáveis aos europeus. Isso deixa claro que a gente sabe educar, só não está sabendo copiar. Nossos gestores precisam entender o que na essência faz a educação ser bem sucedida em outras cidades do país, e como é possível adaptarmos estes padrões para nossa realidade", complementou Alberto Meneguzzi.


2 visualizações0 comentário
bottom of page