Festa do Agricultor de Fazenda Souza poderá compor o calendário oficial do município
- PSB Caxias
- 17 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Iniciativa partiu do vereador Elói Frizzo, que destaca o potencial do distrito caxiense
A proposta de inserção da Festa do Agricultor de Fazenda Souza no calendário oficial de eventos do município poderá ser realidade, caso receber a sanção do poder Executivo, para onde a matéria seguirá agora. Assinado pelo vereador Elói Frizzo, o texto recebeu substitutivo (SB-1/2018), de autoria coletiva, que contou com a aprovação unânime do Parlamento caxiense, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/05).
Na exposição de motivos do texto inicial, Frizzo informa que o distrito de Fazenda Souza é conhecido como a terra dos hortifrutigranjeiros e possui cerca de 2,3 mil habitantes. Tem em torno de 7.378 hectares, representando 5,9% da área rural do município. O socialista explica que, para exaltar a cultura do colono e destacar os valores das famílias que vivem no campo e contribuem para crescimento da região, a cada dois anos, a Sociedade Amigos de Fazenda Souza (Safas) promove a Festa do Agricultor, que acontece na praça do distrito.
Além de celebrar as tradições locais e rurais, Frizzo acrescenta que o evento é um marco para a economia, pois movimenta desde o agricultor, que comercializa seus produtos nos estandes, até os estabelecimentos próximos que recebem visitantes para degustar as iguarias gastronômicas e conferir apresentações artísticas, olimpíadas coloniais, feiras de negócios, desfile típico, entre outras atividades.
“A inclusão da Festa do Agricultor de Fazenda Souza no calendário oficial do município se justifica pela necessidade de firmarmos cada vez mais essa comemoração, responsável por fomentar a valorização do agricultor, bem como contribuir para o progresso do nosso interior”, argumentou o parlamentar.
Na versão original do PL (21/2018), o socialista mencionava o período da festa: a cada dois anos, entre os meses de julho e agosto, em data definida pela comissão organizadora. E também que deveria haver apoio do poder Executivo municipal. A emenda supressiva sugeria a retirada desse apoio e o projeto substitutivo, que foi aprovado, basicamente só mantém a redação que indica a festa para integrar o calendário oficial de eventos. Tais sugestões de mudança tiveram como propósito evitar a inconstitucionalidade.

Comments