top of page
  • Foto do escritorPSB Caxias

Secretário de Trânsito participa de reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano

A CDUTH, presidida pelo vereador Wagner Petrini, convocou o administrador da pasta para responder a questionamentos sobre a superlotação do transporte público


O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, esteve no Legislativo caxiense, no final da manhã desta quinta-feira (14/05), após ser convocado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), para responder a questionamentos sobre o transporte público de Caxias do Sul. O vereador Wagner Petrini/PSB, presidente do grupo parlamentar, comandou os trabalhos.


Os vereadores presentes relataram o grande número de denúncias que vêm recebendo dos cidadãos, sobre ônibus urbanos que estão lotados em horários de muito movimento. A vereadora Denise Pessôa/PT apontou que bairros como Século XX, Jardim Iracema e Santa Tereza (Desvio Rizzo) são alguns dos exemplos que sofrem com a superlotação e a falta de ônibus, em horários de pico.


A fiscalização por parte da Secretaria de Trânsito também foi questionada pelos parlamentares. Entre as dúvidas, estavam como é feita as fiscalizações e quais são os horários em que elas acontecem.


O secretário Alfonso Willenbring relatou que as fiscalizações estão sendo feitas diariamente, nos EPIs da cidade (Imigrante e Floresta) e em demais paradas, principalmente no Centro de Caxias, nos horários de pico (5h às 8h e 16h às 20h). Os fiscais têm acompanhado os veículos durante toda a rota, contando o número de passageiros, verificando se o fluxo fica dentro da margem permitida pelo decreto municipal, e se todos estão usando máscaras. Caso um passageiro esteja sem máscara, os fiscais disponibilizam para que a pessoa possa se proteger.


Willenbring também destacou que a secretaria vem recebendo, assim como os vereadores, diversas denúncias e alertas de linhas lotadas. Explicou que, a partir dessa informação, é feito um contato com a Viação Santa Tereza (Visate), para que sejam disponibilizados mais veículos para a área mais necessitada. Atualmente, 55% da frota de veículos está sendo utilizada. O secretário ainda garantiu que as ações da secretaria serão divulgadas da melhor forma possível, evitando erros de informações.


Diretor da Visate, Gustavo Marques salientou que a empresa toma todas as precauções de higiene e cuidados com funcionários, passageiros e veículos. Afirmou que, caso haja superlotação e falta de ônibus, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa (0800 051 6133) deve ser contatado para a tomada de providências.


Além do vereador-presidente Petrini e de Denise Pessôa, estavam presentes ao encontro os parlamentares Edson da Rosa/PP e Paula Ioris/PSDB (integrantes da CDUTH), Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB. Adiló Didomenico/PSDB e Felipe Gremelmaier/MDB também fazem parte do grupo parlamentar.


5 visualizações0 comentário
bottom of page